A H1N1 e o consultório odontológico

A gripe causada pelo vírus H1N1 é uma doença transmitida através de fluídos respiratórios, por meio de tosse ou espirros de pessoas contaminadas.  Os principais sintomas são febre (maior que 38), dores na cabeça e no corpo, garganta inflamada e tosse. Se não for tratada pode evoluir para um problema pulmonar e levar ao óbito. Hoje em dia o vírus se espalha com muita facilidade já que viajar a negócios ou a laser é muito mais comum que antigamente.

Aos profissionais da saúde e aos cirurgiões dentistas fica um aviso para que aumentem os cuidados no ambiente de trabalho. O cirurgião dentista deve utilizar máscara de proteção respiratória, a mesma deve estar bem ajustada, cobrindo a boca e o nariz, pois o uso incorreto pode aumentar as chances de contágio. Fora do ambiente de trabalho não se deve usar a máscara, não existe evidencia que este hábito previna algum  tipo de contágio.

Devido ao contato físico com muitas pessoas no consultório também é importante higienizar as mãos com frequência, usando sabão e soluções a base de álcool. Para higienizar a bancada utilizar álcool líquido 70% e toalhas de papel.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou uma cartilha informativa para os profissionais da saúde, conteúdo muito interessante e ajuda a prevenir o contágio.