A importância do planejamento em Implantodontia

Aconteceu no dia 07 de julho de 2016 mais um DSP On na cidade de Patos-PB para a turma de Especialização em Implantodontia das Faculdades Integradas de Patos – FIP. Estavam presentes os alunos da especialização, bem como, os professores Dr. Sócrates Tavares e Dr. Ailton Morais. A DSP Biomedical esteve presente com aula téorica sobre planejamento cirúrgico e Hands on do sistema, ministrados pelo coordenador científico da DSP Science Training Center professor Ricardo Denardi.

01

A introdução dos implantes osseointegráveis como terapia odontológica posicionou a Odontologia dentro de uma nova era, a da Osseointegração. Originalmente, os implantes dentários osseointegrados foram desenvolvidos como tratamento alternativo para pacientes desdentados totais. Observa-se, atualmente, um aumento do uso de tratamentos associados a implantes com resultados previsíveis em longo prazo e vantagens das próteses implantossuportadas. O objetivo da implantodontia contemporânea está na obtenção de resultados estéticos com previsibilidade. O sucesso da implantodontia deixou de ser, apenas, a manutenção dos implantes no arco dentário, mas, sim, todo um funcionamento harmônico do elemento artificial o qual inclui uma dinâmica oclusal, uma estética coerente e conforto ao paciente. A interação multidisciplinar, cirúrgica e protética, num tratamento reabilitador com implantes dentários merece uma atuação efetiva e bem embasada, seguindo, portanto, um mapa do planejamento antecipadamente programado.

02

Curso ministrado pelo coordenador científico da DSP Science Training Center, professor Ricardo Denardi.

 

O correto planejamento protético prévio auxiliará na decisão pelo ideal procedimento cirúrgico a ser realizado. Torna-se imperativo que o planejamento tenha inicio com a construção de próteses diagnósticas em que os requisitos estéticos e funcionais sejam atingidos e estas, sendo reproduzidas, transformam-se em guias cirúrgicas, as quais servirão de orientação nas etapas subseqüentes.  A guia cirúrgica é um referencial para que se consiga alcançar no planejamento protético uma biomecânica satisfatória.

Associado ao planejamento protético prévio, condições como a geometria do implante a ser utilizado, número e disposição no leito ósseo, posicionamento ideal e saúde no tecido ósseo peri-implantar contribuem para o sucesso em implantodontia.  O planejamento e a consequente previsão de todos as etapas cirúrgicas e protéticas envolvidas no tratamento reabilitador minimizam os problemas que possam comprometer na estética e na função das futuras restaurações implantossuportadas.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Carvalho NB, Goçalves SLMB, Guera, CMF, Carreiro AFP .Planejamento em implantodontia: uma visão contemporânea . Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac., Camaragibe v.6, n.4, p. 17 – 22, outubro/dezembro 2006

Costa CES, et al. Enxertia óssea e Bases Biológicas e aplicações clínicas. ImplantNews, v.5, n.3, p.293-300, maio-jun. 2008

Haddad MF, Pellizzer EP, Mazaro JVQ, Verri FR, Falcón-Antenucci RM. Conceitos básicos para a reabilitação oral por meio de implantes osseointegrados – parte 1: Influência do diâmetro e do comprimento. Rev Odont Araçatuba. 2008; 29(1): 30-7.

Haddad MF, Pellizzer EP, Mazaro JVQ, Verri FR, Falcón-Antenucci RM. Conceitos básicos para a reabilitação oral por meio de implantes osseointegrados – parte 2: influência da inclinação e do tipo de conexão. Rev Odontol Araçatuba. 2008; 29(2): 24-9.

Holmgren EP, Seckinger RJ, Kilgren LM, Mante F.Evaluating parameters of osseointegrated dental implants using finite element analysis-a two- dimensional comparative study examining the effects of implant diameter, implant shape, and load direction. J Oral Implantol. 1998; 24(2): 80-8.

Lekholm U, Zarb GA. Patient selection and preparation. In: Brånemark PI, Zarb George, Tomas A. Tissue-integrated prostheses: osseointegration in clinical dentistry. Chicago: Quintessence;1985. p.199-209.

Misch CE. Implantes Dentais Contemporâneos. São Paulo: Elsiever.3ed. 2009

Perri de Carvalho PS, Pellizzer EP. Fundamentos em implantodontia: uma visão contemporânea. 1. ed. Chicago: Quintessence; 2011.

Comentários

comentários