Odontologia e a Bruxa da Crise

O ano passou da metade  e as notícias diárias em toda mídia não são das melhores. Nesse texto eu quero contar uma metáfora de um “amigo dentista” e que você, sem dúvida, fará uma reflexão muito profunda. É longo, mas vale muito a pena!

Vamos lá, um amigo dentista, veio de família muito humilde, estudou muito, passou em uma boa faculdade, fez Odontologia e com seus méritos, aos 45 anos de idade podemos dizer que era sim um dentista de sucesso. Ele era o dentista mais reconhecido da cidade. Era daqueles dentistas amados pelos pacientes.

Ele atendia os todos com toda calma, explicava detalhadamente cada caso, cada tratamento proposto, conhecia profundamente a história de cada paciente. Sua recepcionista também era muito querida, ele a treinou muito bem e ela dava de tudo para fazer os seus pacientes satisfeitos. A estrutura da clínica era moderna, bem montada, bonita. O “Dr. João”, esse meu amigo dentista, também fazia muitas ações de marketing para fortalecer seu nome na cidade. Ele fazia anúncios na revista da cidade, divulgava sua clínica no Facebook, no Google, envia folderes periodicamente às pessoas da cidade, enviava cartas de aniversário, retorno, enfim, ele investia em um bom atendimento e marketing para que as pessoas sempre reconhecessem seu trabalho.

O Dr. João tinha um filho que queria muito fazer economia. Ele passou em uma das melhores faculdades do Brasil, em uma capital, se formou e foi visitar seu pai após formado. Chegando na clínica, o Joãozinho, filho do Dr. João, começou a conversar com o pai e o Dr. João contou tudo que estava fazendo ao filho. Logo o Joãozinho, deu uma bronca no pai: “pai, você está louco? Como você mantém uma estrutura assim? Porque você faz tudo isso? Você não está vendo que o país está em crise? Todo mundo está cortando despesas… Assustado com o diagnóstico do filho, o Dr. João logo fez um plano de contenção. Mandou a recepcionista que era tão querida embora, deixou de realizar todas as ações de marketing, ele usava dos melhores materiais no atendimento e substituiu por materiais de pior qualidade, deixou de enviar cartas de relacionamento, enfim, cortou muitas despesas.

Além disso, preocupado com o fluxo de pacientes, o Dr. João se conveniou a vários convênios para que o fluxo de pacientes não diminuísse.

Após 10 meses o Dr. João sentiu uma queda brusca no faturamento. Os pacientes não retornavam mais, ele estava atendendo muito devido ao fluxo dos convênios e ganhando muito pouco. Pouco depois o Joãozinho, filho do Dr. João retornou na clínica do pai e o Dr. João foi categórico: filho, você tinha toda razão, a crise realmente chegou até a mim!
Essa história faz nós refletirmos um pouco, não é verdade? Eu não sou louco, doente de dizer que não estamos em crise, é óbvio que estamos, mas o que você tem feito de diferente pra sair dela? Você realmente tem tomado as atitudes corretas?

Em crise o dinheiro não some do mercado. As pessoas apenas são mais criteriosas para gastar, elas valorizam mais aquele dinheiro, logo nós precisamos ser melhores que antes.

oportunidades-na-crise-v3

É por isso que dizem que crise é o momento de oportunidades. Essas oportunidades são criadas quando observamos nosso negócio, no caso de você dentista, seu consultório, de uma forma mais profunda.

Então minha sincera sugestão é: pegue uma caneta, um papel e faça uma profunda análise do seu consultório, do seu atendimento, de tudo. Coloque tudo em um papel, e passe a resolver, encontrar solução problema por problema. Dê um passo de cada vez, mas se mexa, faça diferente, mude. Não fique parado aguardando a crise passar, porque se você fizer isso, acredite, ela te pegará!

Acredite, eu tenho amigos reais que estão batendo recordes de faturamento mesmo em tempos de crise. Concordam que há algo diferente ai? Reflita muito a respeito e faça essa análise. Vamos com tudo e grande abraço!

 

 

ricardo_novackRicardo Novack é formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sócio-diretor da ICOM Comunicação, agência de marketing para clínicas e consultórios do Brasil, sócio-diretor da Doctor’s Academy – Primeira Escola de Gestão e Marketing para Odontologia do Brasil, sócio-diretor da ICOM TV, empresa de Mídia Digital Indoor Out-Of-Home para Saúde da América Latina, Google Partner – Certificado pelo Google e treinador comportamental pelo IFT.

 

O que achou do nosso conteúdo? Deixe um comentário e nos ajude a melhorar ainda mais o DSP Connect!

 

Comentários

comentários