Procedimentos assistidos por computador na odontologia.
Os procedimentos cirúrgicos assistidos por computador (CAS) agregam a atuação do cirurgião na área de implantodontia precisão e possibilidade de minimizar a invasividade dos procedimentos. (1)
Durante o consenso de procedimentos clínicos para aplicação destas tecnologias definiu os termos de cirurgia guiada por computador como sendo a aplicação de uma guia que reproduz a posição do implante planejado em software específicos e não permite a realização de modificação da posição do implante no trans operatório diferente da cirurgia computadorizada conhecida como cirurgia navegada, que utiliza de um sistema de navegação cirúrgica que reproduz a posição virtual do implante planejado em software especifico diretamente dos dados tomográficos e permite a realização de alterações na posição do implante no trans operatório.(2)
As considerações descritas no consenso estão relacionadas a visualização do volume ósseo pré-operatório utilizando sistemas de planejamentos específicos alimentados pelos arquivos gerados pela tomografia computadorizada. Ao se visualizar o volume ósseo podemos determinar a posição, diâmetro, quantidades e posicionamento dos implantes no leito ósseo com mais precisão e respeito aos limites biológicos dos tecidos periimplantares para atingir melhores indices de sobrevivência. O aumento da precisão cirúrgica proporcionada por esta modalidade cirúrgica viabilizada a cirurgia Flapless reduzindo morbidade, e a redução de enxerto pela possibilidade de aplicar a terapia de implante em areas ósseas limítrofes e de estrutura anatômica complexa, e uma resolução protética final otimizada.(2)
Para se atingir esses resultados é necessário a integração de sistemas cyber físicos como:
- a) Tomografia computadorizada: Permite visões tridimensionais da região e anatomia da area de interesse e permitem vários formatos e cortes e auxiliam na medição do volume ósseo e potência a inclusão de toda a documentação radiografia necessária para um planejamento virtual. pré-cirúrgico.(4,5, 6,7)
- B) Software de planejamento de implantes: As imagens da tomografia computadorizada são convertidos arquivos DICOM para leitura do software especifico. Permitindo uma visualização tridimensional sem distorções da area de interesse em vistas axiais, sagitais, coronais, panorâmicas, transversais e produz reconstruções tridimensionais. O software de planejamento do implante permiti a pré-determinação do posicionamento, dimensão, quantidade de implantes, e do pilar e desenho restauração protética. Evita quaisquer complicações possíveis nas variáveis descritas no consenso,sendo passível de correção neste ambiente virtual. (8,9,10,11)
- c) Tecnologia – CAD (Computer -Aided- Design) / CAM (Computer -Aided- Manufacturing):
A transferência do plano de tratamento virtual para o tratamento efetivo do paciente e possível devido a técnica CAD/CAM que é usada nos dois sistemas de cirurgia guiada (12,13,14 ). Na modalidade cirurgia guiada por computador (estática) utiliza guias no campo operacional com orifícios para uso de fresas e instalação dos implantes no leito cirúrgico, fabricadas através de tecnologias de prototipagem rápida, facilitando o procedimento cirúrgico minimamente invasivo com guias aumentando a previsibilidade cirúrgica(14,15 ) . Na modalidade cirurgia computadorizada (Navegada) permite a construção pré-cirúrgica do elemento protético e restaurações de precisão personalizadas, é a comunicação do plano de tratamento virtual para o campo operatório com ferramentas de imagem visual em um monitor de computador sem utilização de guias (16,17,18, 19 )
Aconteceu no dia 19 de maio de 2017 na Instituição Plus Maxillares na cidade de Pouso Alegre- MG que tem a coordenação de Dra. Juscelia Dias Rosa, Dr. Nereu Dias e Dr. Agnaldo Lima o curso de procedimentos assistidos por computador (CAS), cirurgia guiada modalidade estática. O curso com embasamento teórico, hands On e cirurgia demonstrativa foi ministrado pelo Diretor Cientifico da DSP Biomedical, Prof. Msc Ricardo Toscano, tendo a participação da P3 protótipos com Webinar direto de Porto Alegre-RS explanando sobre planejamento digital no soft P3 Dental, a DSP Biomedical aplica o conceito de Gestão de suporte interativo ao ensino a distância na implantodontia.
O planejamento para a cirurgia demonstrativa seguiu o fluxo de trabalho proposto pela P3 Dental para elementos unitários. Tomografia computadorizada da area de interesse e envio do arquivo DICOM para P3med e ainda envio do modelo fisico para escaneamento e conversão em arquivo STL pela empresa de prototipagem. Apos a conversão dos arquivos para o software P3 Dental foi executado o planejamento e aprovado para confecção da guia. Junto a guia a empresa encaminhou anexo um check list com observações referente a perfuração.

Dr. Agnaldo Lima coordenador do curso operou com o Kit fit Guide sob monitoramento do Prof.Msc Ricardo Toscano.
Referências Bibliográficas