Reabilitação Total Superior com Elementos Individualizados – Passo a Passo
A paciente procurou atendimento odontológico particular com objetivo de melhora de estabilidade de sua prótese superior.
A paciente relata que “quando fala a prótese esta caindo, quando esta a mesa alimentando-se com a família se sentia mal, pois tinha a sensação que estava incomodando”, ela também sentia algumas restrições no convívio social.
Devido a limitações anatômicas e limitações funcionais para confecção de uma prótese que atenda sua expectativa sugeriu-se o estudo para possível implantes. Após seu entendimento e consentimento foi realizado avaliação clinica e anamnese no momento da solicitação do exame radiográfico do tipo tomografia e exames pré-operatório tipo hemograma completo e risco cirúrgico.
Esses exames atestaram um estado de saúde estável e sem distúrbios sistêmicos. Os exames radiográficos apresentam uma maxila com disponibilidade óssea para execução de implantes, em cima deste diagnostico o planejamento proposto e posteriormente acordado pelo paciente foi de implantes individualizados, pois o sistema de dentes suportados por barra foi abolido pela paciente.
O preparo da guia cirúrgica baseou-se na imagem tomográfica adquirida e modelo físico implementado pelo planejamento reverso. Foi planificado instalação de doze implantes com o objetivo de maximizar a estabilidade mecânica da reabilitação e sua longevidade. Realizou-se a instalação dos implantes da marca DSP Biomedical de plataforma Cone Morse com montador (profissional optou a este modelo ao cone morse indexado). Após período de 4 meses de espera com a prótese provisória cimentada e manipulação de tecido mole executou-se a confecção das próteses definitivas, seguindo os passos de uma reabilitação protética sobre implantes.
Conclusão
O objetivo deste relato é salientar a necessidade de um planejamento prévio, minimizando a dissonância cognitiva sobre o tratamento, assim podemos equilibrar a expectativa do paciente com os custos dos implantes, componentes, próteses e honorário profissional para que uma reabilitação seja viável aos lados envolvidos.