Remoção de Implante com o Saca Implante
Informações do paciente
Paciente J.B., sexo feminino, 30 anos. Deu entrada ao consultório apresentando implante na região do dente 11 instalado a cerca de 10 anos. A mesma relatou que a coroa tinha sido removida para a realização de tratamento ortodôntico, e que agora em fase de finalização do mesmo ela gostaria de colocar o novo dente.
Situação Clínica
Ao fazer o exame clínico e radiográfico constatou-se que o implante estava em posição desfavorável para a execução de uma prótese esteticamente adequada. Foi então indicada a sua remoção e instalação de novo implante em uma posição mais favorável.
O implante foi retirado com saca-implante da DSP Biomedical, e logo após instalado o implante CMI SoulFit de 3.5×11,5, obedecendo todos os pré-requisitos necessários de um implante em área estética. Devido ao fato de o implante estar muito vestibularizado, houve uma extensa perda óssea durante a remoção do implante anterior, que foi então compensado com o uso de bio-materiais.
Solução Restauradora
Por se tratar de um caso extremo, não foi indicado a prática de estética imediata. Sendo que, como a paciente apresentava aparelho dentário, foi optado então pela instalação do provisório no arco ortodôntico.
Após o prazo de osseointegração, a restauração será realizada por meio de prótese fixa cimentada ao implante, por meio de munhão personalizado.
Referências bibliográficas
Anitua E, Orive G. Atraumatic Implant Explantation, is it possible?
Description of a novel technique and a case series study. JIACD. 2010, 2 (7): 65-71
Watanabe F, Hata Y, Mataga I, Yoshie S. Retrieval and replacement of a malpositioned dental implant: a clinical report. J Prosthet Dent.2002; 88(3): 255-8.
Este caso é descrito e executado pelo Dr. Gustavo Grolli Klein, consultor da empresa DSP Biomedical que atua como Buco Maxilo Facial na cidade de São Miguel doeste-SC, e Prof do curso de especialização de implantodontia no CEOSP – Nanotec em Chapecó – SC.