Remoção de Implante com o Saca Implante

Informações do paciente

Paciente J.B., sexo feminino, 30 anos. Deu entrada ao consultório apresentando implante na região do dente 11 instalado a cerca de 10 anos. A mesma relatou que a coroa tinha sido removida para a realização de tratamento ortodôntico, e que agora em fase de finalização do mesmo ela gostaria de colocar o novo dente.

imagem01

Situação Clínica

Ao fazer o exame clínico e radiográfico constatou-se que o implante estava em posição desfavorável para a execução de uma prótese esteticamente adequada. Foi então indicada a sua remoção e instalação de novo implante em uma posição mais favorável.

O implante foi retirado com saca-implante da DSP Biomedical, e logo após instalado o implante CMI SoulFit de 3.5×11,5, obedecendo todos os pré-requisitos necessários de um implante em área estética. Devido ao fato de o implante estar muito vestibularizado, houve uma extensa perda óssea durante a remoção do implante anterior, que foi então compensado com o uso de bio-materiais.

imagem02

imagem03

Solução Restauradora

Por se tratar de um caso extremo, não foi indicado a prática de estética imediata. Sendo que, como a paciente apresentava aparelho dentário, foi optado então pela instalação do provisório no arco ortodôntico.

Após o prazo de osseointegração, a restauração será realizada por meio de prótese fixa cimentada ao implante, por meio de munhão personalizado.

imagem04

imagem05

Referências bibliográficas

Anitua E, Orive G. Atraumatic Implant Explantation, is it possible?

Description of a novel technique and a case series study. JIACD. 2010, 2 (7): 65-71

Watanabe F, Hata Y, Mataga I, Yoshie S. Retrieval and replacement of a malpositioned dental implant: a clinical report. J Prosthet Dent.2002; 88(3): 255-8.

Este caso é descrito e executado pelo Dr. Gustavo Grolli Klein, consultor da empresa DSP Biomedical que atua como Buco Maxilo Facial na cidade de São Miguel doeste-SC, e Prof do curso de especialização de implantodontia no CEOSP – Nanotec em Chapecó – SC.

 

Comentários

comentários