Restauro protético provisório imediato com confecção de cápsula acrílica sobre o munhão instalado no implante Cone Morse Indexado

Relato de Caso produzido por Dr. Ricardo Denardi e Dr. Ricardo Toscano

A DSP Biomedical apresenta para a resolução protética sobre implantes Cone Morse Indexado a alternativa de prótese cimentada através do intermediário chamado Munhão. Disponível comercialmente no diâmetro da plataforma de 3,3; 4,0 e 4,8mm com transmucoso variando de 0,75mm até 5,5mm. Estão disponíveis nas alturas de 4mm e 6mm para melhor seleção conforme a distância interoclusal. Além do intermediário ser indexado ele pode ser reto ou angulado (15º ou 25º) garantindo o melhor posicionando para a prótese implanto-suportada. A sequência abaixo descreve uma alternativa para a confecção da cápsula em acrílico na confecção de coroa acrílica imediata após a instalação do intermediário:

01

Instalação do intermediário com torque de 30N.cm utilizando a conexão 1.2 e catraca.

Com auxílio do análogo do mesmo diâmetro e altura interoclusal do intermediário instalado em boca será possível a confecção da cápsula provisória. A superfície do análogo correspondente ao intermediário instalado é isolada com uma fina camada de vaselina sólida.

02

3 – Utilizando o pó de resina acrílica, o liquido do acrílico e um pincel é realizado o preenchimento de toda superfície ativa do análogo através da técnica do pó e do líquido.

03

4 – Após a polimerização do acrílico será possível evidenciar uma cápsula em acrílico que será utilizada para a confecção da prótese provisória.

04

5 – Essa cápsula em acrílico será levada a boca e instalada sobre o intermediário protético.

05

6 – Repetindo a técnica do pó e do líquido sobre a cápsula instalada em boca uma pequena quantidade de acrílico é utilizada para aderir a faceta do dente de estoque previamente desgastada na superfície palatina.

06

7 – A faceta do dente de estoque em acrílico é posicionada sobre o acrílico ainda não polimerizado. Há necessidade de complementação de acrílico na superfície palatina.

07

8 – Após polimerização total do acrílico é realizado o acabamento e polimento em todas as faces da coroa acrílica.

08

9 – Indica-se a utilização do cimento provisório para a cimentação da coroa acrílica provisória. Após preenchimento da superfície interna da cápsula e antes do término de seu tempo de trabalho a coroa provisória é inserida rapidamente no análogo para remoção do excesso de cimento e sequencialmente levada para posição sobre o intermediário em boca.

09

Para visualizar a linha protética CMI acesse o Qr-code abaixo:

qr-code