A era da osseointegração teve seu início a partir dos trabalhos publicados pelo professor Branemark no início da década de 1980. Todo o planejamento dos casos a serem reabilitados com implantes osseointegráveis tinha como passo inicial a realização e a análise de exames radiográficos convencionais, que influenciavam principalmente na determinação do comprimento dos implantes, considerando a altura óssea disponível.

Entretanto, decisões importantes como o posicionamento, a distribuição e as inclinações dos implantes eram tomadas apenas durante o transcirúrgico, considerando a análise do tecido ósseo disponível, o que, muitas vezes, levou à ocorrência de insucessos estéticos e funcionais.

Na área da saúde, tem-se utilizado rotineiramente nos últimos anos, o planejamento pré-cirúrgico baseado em exames de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Por meio dessas técnicas, é possível reproduzir tridimensionalmente as estruturas, porém exibindo-as em superfícies bidimensionais (ex: tela do computador), esse fato as torna representações da estrutura em 3D e não uma estrutura verdadeiramente tridimensional.

Abaixo, informações sobre como a Prototipagem Digital integra o projeto a um modelo real, reduzindo custo, aumentando performance e otimizando o processo cirúrgico através da cirurgia sem cortes com menos trauma.

cf591_

PROTOTIPAGEM

As técnicas de Prototipagem Digital podem ser utilizadas em diversos tipos de aplicações desde a prototipagem de produtos para fabricação de ferramentas e peças de manufatura, passando por produtos completos, como modelos de carros e celulares, para testes de design, até a confecção de maquetes para avaliarmos a estrutura e a acústica em modelos tridimensionais arquitetônicos.

Na área da saúde, são criados modelos para tratamentos odontológicos, até a elaboração de protótipos tridimensionais de bebês ainda na barriga das mães. Dessa forma, cria-se um mercado, não só de avaliação de modelos para posterior fabricação, mas de experiências sensoriais que ultrapassam os limites da imagem e passam a ser físicos. Imagine uma mãe deficiente visual poder saber como seu filho está antes mesmo de ele vir ao mundo.

Os protótipos irão permitir a obtenção de medidas das estruturas, simulação e planejamento cirúrgicos, diminuindo dessa forma, o tempo cirúrgico, o tempo de anestesia e o risco de infecção.

Na Odontologia, a prototipagem tornou-se útil na implantodontia e na cirurgia bucomaxilofacial, sendo menos utilizada no planejamento ortodôntico, para analisar o posicionamento real dos dentes. O advento da prototipagem rápida como ferramenta de modelagem anatômica e os avanços da tomografia computadorizada contribuíram para um aumento na precisão das cirurgias de implante.

prototipos

Protótipos baseados na produção de uma estrutura 3D ou modelo físico a partir das imagens tomográficas dos pacientes.

CIRURGIA GUIADA

Na Odontologia, mais especificamente em implantodontia e cirurgia bucomaxilofacial, cada vez mais os pacientes apresentam atrofia óssea e a necessidade de enxertos ósseos fica quase que evidente.

Diante dessa situação é impossível prever resultados e uma cirurgia guiada por protótipos é indicada.
Com a Cirurgia Guiada conseguimos diminuir o tempo cirúrgico, a agressão ao tecido e ainda ter uma menor contaminação das áreas cirúrgicas adjacentes, possibilitando um processo de cicatrização muito mais rápido.

Na implantodontia a utilização de um guia cirúrgico permite uma melhor emergência possível na prótese, isso depois de uma perfeita montagem dos dentes em cera e com a verificação da fonética, da oclusão e do corredor bucal. O guia cirúrgico é um diferencial para que se consiga um perfeito
planejamento reverso, ou seja; dinâmica e estética agradáveis.

A confecção da guia cirúrgico antes da cirurgia possibilita ao implantodontista
durante a implantação respeitar os limites mesio-distal, vestíbulo lingual e ápico-coronal.

01

Guia Cirúrgica – Estabilização  e Guia Posicionada e Estabilizada em boca

02

Chave para guia de fresas e chave para instalação dos implantes

APRENDIZADO


Para capacitar o dentista a realizar o planejamento virtual com implantes dentários, bem como a sua transferência e execução no ambiente cirúrgico, a DSP Science Training Center promoveu em junho seu primeiro curso de Cirurgia Guiada na nova sede, em Campo Largo (PR). O curso teve uma carga horária de 32 horas, dividido em quatro dias, e foi direcionado aos cirurgiões dentistas que já atuam na área da implantodontia.

Na programação, a introdução à técnica da Cirurgia Guiada, o treinamento em software de planejamento virtual e a sequência cirúrgica da técnica através do Sistema Fitguide da DSP Biomedical. Também foi feito um Hands-on com modelos em resina e um atendimento clínico com execução da técnica de cirurgia guiada.

Na mesma estrutura da Escola funciona a DSP Oral Clinic, oferecendo suporte aos cursos, atendendo idosos, adultos, jovens e crianças. A sua estrutura é voltada para o conforto e comodidade de seus pacientes. Formada por uma equipe de profissionais especializados nas mais diversas áreas da Odontologia, proporciona à população todos os serviços clínicos, incluindo as especialidades da Clínica Geral, Endodontia, Estética Dental, Implantodontia, Prótese e Ortodondia.

04

Curso de Cirurgia Guiada realizado no DSP Science Training Center

Referências Bibliográficas

Prototipagem e cirurgia guiada em implantodontia: revisão de literatura | Prototyping and guided surgery in implantology: literature review | Jefferson da Rocha Tenório* Eliziane Sampaio de Souza* Marleny Elizabeth Martinez Gerbi** Belmiro Cavalcanti do Egito Vasconcelos*** | RFO, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 110-114, jan./abr. 2015